
Escola do Legislativo de Cajamar realiza palestra do Setembro Amarelo
Profissionais do CRAVI destacaram a importância do ouvir e acolher sem julgar
Estudantes da Escola Suzana Dias , servidores e população, participaram na tarde desta quinta-feira (29), de uma palestra da Campanha do setembro Amarelo, desenvolvida em parceria com as profissionais do CRAVI – Centro de Referência e Apoio a Vítima, um Programa da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
Diversos temas importantes foram amplamente abordados, destacando situações comuns no dia-a-dia de qualquer pessoa que geram: ansiedade, síndrome de Bournout, bulling, preconceito, o “famoso” cancelamento nas redes sociais, e a tristeza profunda que só quem sente qualquer um desses, sabe o quão sério é, conviver e enfrentar esses conflitos.
As profissionais Luanda Freitas e Gisele Domingues apresentaram dados, revelando que no mundo, mais de 700 mil pessoas comentem suicídio por ano, índice maior entre a faixa etária de 15 a 29 anos, afirmando que o problema se trata de uma questão de saúde pública que precisa de atenção e principalmente da disseminação de informação e dialogo relevante.
Destacou-se em diversos momentos, a importância de cada um se perceber, entender o que está sentindo e refletir alternativas para conseguir externalizar essas emoções, observar quais são as pessoas dispostas a ouvir essas dores sem julgar o que está acontecendo, mas sim, acolhendo esse sentimento.
Ao final do encontro, foi destacado o trabalho de excelência realizado pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio 24H, atendendo de maneira voluntária e gratuita pessoas que precisam conversar. O Secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Rodrigues e a Diretora Técnica da Secretaria de Justiça do Estado, Néia Pontani, fizeram questão de prestigiar a palestra.